sexta-feira, 13 de março de 2009

IBM Data Server Common Client

Bom o que é o IBM Data Server Common Client?

Resumindo é um client para se conectar a qualquer banco de dados IBM, como assim a IBM só tem o DB2!!

Isto não é verdade, no decorrer dos anos a IBM desenvolveu e adquiriu diversas tecnologias de banco de dados, tais como: System R, IMS, DB2 Z/os, Db2 LUW, Informix Dynamic Server, Informix Extended Parallel Server, Universe , Unidata, Redbrick e outros mais.

Para quem trabalha com DB2 é bom dar uma olhada neste artigo do Paulz:

http://www.ibm.com/developerworks/data/library/techarticle/dm-0804zikopoulos/

Este client é mais conhecido como CCT ( Commom Client Technology), e realmente é muito produtivo para o desenvolvedor.

Explico o porque: muitos desenvolvedores de ferramentas open-source precisam fazer acessos em banco de dados da IBM, sejam eles informix ou db2.

Para trabalhar com as linguages PHP, Perl, Phyton era necessário configurar o cliente fazendo algumas compilações de biblioteca, era algo extremamente dificil, e não era suportado pela IBM.

Agora com o CCT após a instalação do client já temos instalado as bibliotecas para linguagens open-source, e a melhor parte é que caso você tenha qualquer problema com o client você pode abrir um chamado.

Estava de esquecendo do Informix, recentemente foi lancado o Informix Client SDK 3.50, com versão 64 bits, o produto está estável e o suporte para Windows 64 bits está Ok.

Trabalhando com Informix 11.X + CCT podemos usar o client do Db2 (db2clp) para acessar a base e até mesmo usar o .Net Provider do Db2 para acessar o Informix.

Quais o benefícios deste client?

- Portabilidade
- Suporte da IBM
- Recursos adicionais

Bata utilizar o CCT no Informix 11.X é necessário ativar um listener DRDA no Informix, desta forma o Informix estará ouvindo no formato DRDA.

O que é DRDA?

Significa Distibuted Relation Database Architecture, foi definido pelo Open Group como um padrão de interoperabilidade para banco de dados.

Mais sobre o open group:
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Open_Group

Curiosidade:

Em 1992 o opengroup definiu o padrão CLI (Call Level Interface) para as linguagens C e Cobol, porteriormente o padrão CLI foi utilizado como base para a criação do padrão ODBC.

As informações que postei aqui são simples, porém são essencias para um desenvolvedor.

Creio que pouca gente imagina que antes do CCT era necessário compilar um driver para que seu programa conect-se a um banco de dados.

Essa dúvida sobre client surgiu numa conversa com meus amigos de Jundiai (terra da uva, do trabalho e da tecnologia), espero que tenha sido útil.

Dúvidas? Somos nozes!! E só perguntar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.