sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Detalhes sobre DBINFO

Ni-hao,

Outro dia expliquei ao meu amigo Lud alguns detalhes sobre o DBINFO, achei interessante expor aqui essa dúvida.

Lá em meados de 1996 quando eu começei a programar em Informix 4gl (bons tempos!) eu fazia uso de uma estrutura chamada SQLCA, a mesma me retornava algumas informações do tipo:

- Numero de linhas processadas no comando SQL
- Ultimo numero inserido em um coluna do tipo serial
- Isam error

Nos dias atuais as linguagens de programação não trabalham ligadas diretamente ao banco de dados, é comum existir o ODBC, OLEDB ou outra camada entre a aplicação e o banco de dados.

No caso da funcao DBINFO a duvida do meu amigo foi "Mas oque realmente faz o DBINFO?"

A explicação é o DBINFO apenas acessa a estrutura ifx_sqlca_t que é estrutura correspondente ao SQLCA que conhecemos no Informix 4gl.

A definição da estrutura ifx_sqlca_t pode ser visualizada em $INFORMIXDIR/incl/esql/sqlca.h

Abracos

Vagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.