quinta-feira, 11 de março de 2010

Informix Visionary

Olá,

Nesta ultima semana estive em uma palestra de um fornecedor e assisti a um show de dashboards, era indicador e graficos para todo igual, era a visão dos sonhos de um executivo.

Durante a apresentacao lembrei de alguns projetos que eu havia participado e nao tive como nao lembrar do Informix Visionary.

Para quem nunca ouviu falar deste produto ele foi desenvolvido pela Informix na gestão do Dr Michael StoneBracker quando o mesmo foi CTO da Informix Corp.

Enfim , em meados do ano 2000, apenas um ano antes da aquisiçao da Informix, eu estava eu aqui na America do Sul fazendo pré-venda desse produto, coisa de louco, alias a única pessoa que conheci que trabalhou com este produto foi a Roseli da própria Informix Brasil, alias tenho que falar do Dirceu que era o cliente neste projeto, vou arriscar dizer que ele foi um dos primeiros DBAs Informix no Brasil. o cara é bom.

Lembro que na época a dificuldade era muito grande de divulgar o Visionary, faltava a cultura de dashboards por parte da empresas brasileiras, o que eu mais via eram gráficos gerados por planilhas excel e colados na parede.

Atualmente quando visito alguma empresa logo me mostram um televisor de LCD ou uma imagem projetada na parede com Dashboards coloridos.

Resolvi fazr uma pesquisa no google para saber o qoe aconteceu com o Informix Visionary e para minha supresa o produto ainda existe.

Vejam o link abaixo:
http://www.rocketsoftware.com/category/business-intelligence

Em meados de 2004 a Rocket Software (Business Partner IBM) comprou o Visionary da IBM, e não parou por ai, recentemente a Rocket Software comprou a tecnologia U2.

Então a IBM vendeu parte de sua tecnologia?

Sim, e não parou por ai, dpois de um tempo a IBM fez a doação de parte do código fonte do CloudScape para Fundação Apache e ai surgiu o Derby DB.

Em apenas um artigo citei 3 tecnologias da Informix que ainda estão vivas e em pleno funcionamento.

Acreditem ainda suporto o Informix 7.31.FD9 !!! Vai bem e obrigado!!!

Quem sabe qual será o destino final do Informix?

Num mundo globalizado e cheio de incertezas tudo é possivel, vamos aguardar.

Vagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.